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Últimas Atualizações

  • 07/02/2020

    A Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST) da Universidade Federal do Pará (UFPA) torna público, nesta quinta-feira, 07/02/2020, o RESULTADO FINAL do processo seletivo regulamentado pelo Edital nº 01/2020/SAEST/UFPA, referente ao Projeto de Acesso às Línguas Estrangeiras (PROLINGUAS), período 2020.2, para preenchimento de vagas gratuitas em cursos livres de proficiência em línguas estrangeiras (espanhol, francês e inglês) e a concessão de auxílio financeiro para aquisição de material (livro) para discentes de graduação da UFPA em vulnerabilidade socioeconômica.

    Confira a seguir, a próxima etapa e orientações a ser realizada pelos DISCENTES DEFERIDOS no PROLINGUAS.2020.2

    Habilitação - De 07 a 11 de fevereiro de 2020

    A. Os DISCENTES DEFERIDOS NOVOS deverão cumprir os seguintes passos:

    1. Acessar o site da FADESP (http://cursos.fadesp.org.br/novocadastro.asp) para gerar o número do registro;
    2. Comparecer à SAEST, no período de 07 a 11 de fevereiro de 2020, no horário de 9h às 12h e de 13:30h às 17:00h, de posse do número de registro emitido no site da FADESP, sendo que no dia 07, o horário de atendimento será até as 12h;
    3. Receber um memorando (em duas vias) da SAEST, direcionado à Coordenação/Secretaria dos Cursos Livres de Línguas Estrangeiras (CLLE), no Instituto de Letras e Comunicação (ILC), para efetivação da matrícula no 1º NÍVEL do curso de língua estrangeira ao qual foi deferido;
    4. Comparecer à coordenação do CLLE/ILC, para efetivação da matrícula no curso de língua estrangeira ao qual foi deferido, escolhendo a turma e o horário desejado;
    5. Retornar a SAEST para entregar a 2ª via do memorando, assinada pelo responsável do recebimento na Coordenação dos CLLE, após a efetivação da matrícula e para garantir o recebimento do auxílio financeiro para aquisição do material (livro) didático;
    6. Acessar sua conta do SIGAEST e inserir os dados bancários no período de 07 a 11 de fevereiro de 2020.

    OBS: O discente novo deferido ao PROLINGUAS.2020.2, que não possui conta corrente e reside em Belém ou Região Metropolitana, deverá solicitar ao Setor Financeiro da SAEST, uma declaração de abertura de conta corrente.

    B. OS DISCENTES EM RENOVAÇÃO, antes do deferimento, já deverão ter cumprido os seguintes passos:

    1. Ter acessado o site da FADESP (http://cursos.fadesp.org.br/index.asp) e efetuado matrícula no curso e turma escolhidos, devendo posteriormente, ter impresso a primeira via do boleto de pagamento;
    2. Ter comparecido à secretaria do CLLE/ILC e entregue o boleto impresso para efetivação de pré-matrícula até a data de vencimento do boleto;

    C. OS DISCENTES EM RENOVAÇÃO JÁ DEFERIDOS deverão cumprir os passos seguintes:

    1. Comparecer à SAEST, no período 07 a 11 de fevereiro de 2020, no horário de 9h às 12h e de 13:30h às 17:00h, munido da primeira via do boleto de pagamento emitido pelo site da FADESP, sendo que no dia 07, o horário de atendimento será até as 12h;
    2. Receber as duas vias do memorando da SAEST direcionado à Coordenação/Secretaria do CLLE/ILC, para efetivação da matrícula no curso de língua estrangeira ao qual está cursando;
    3. Retornar SAEST para entregar a 2ª via do memorando, assinada pelo responsável do recebimento na Coordenação dos CLLE, após a efetivação da matrícula e para garantir o recebimento do auxílio financeiro para aquisição do material (livro) didático;
    4. Inserir os dados bancários no SIGAEST, no período de 07 a 11 de fevereiro de 2019, caso o (a) discente deseje mudar de banco ou o número da conta corrente.

    PRESTAÇÃO DE CONTAS

    O discente contemplado com vaga gratuita no PROLÍNGUAS.2020.2 receberá um auxílio financeiro para aquisição material (livro) didático. Após o recebimento do auxílio, o discente deverá prestar contas à SAEST, via SIGAEST, enviando no prazo de até 30 (trinta) dias do recebimento, a NOTA FISCAL de compra, em formato JPG, contendo o nome do discente beneficiado, CPF e o valor compatível ao recebido, para obtenção do direito à renovação da vaga no período letivo seguinte.

    Clique AQUI para ver o resultado.

    Serviço

    Coordenadoria de Integração Estudantil (CIE/SAEST)

    Programa de Apoio Pedagógico (PROAP)

    Projeto de Acesso a Cursos de Línguas Estrangeiras (PROLINGUAS)

    HABILITAÇÃO: 07 a 11/02/2020

    Edição: 2020.2

    Contato: (91) 3201-7268

  • 04/02/2020

    A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST), torna público nesta segunda-feira, 03 de fevereiro de 2020, o Edital SAEST/UFPA nº 02/2020, referente ao processo seletivo do Programa Permanência (modalidades Permanência e Moradia) destinado a estudantes de cursos de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

    Quem participa-Os auxílios são destinados a discentes da instituição que estejam cursando, prioritariamente, a primeira graduação na modalidade extensiva (regular) e que não possuam condições financeiras de arcar com custeio integral ou parcial de despesas com moradia, alimentação, transporte e material didático. A vigência dos auxílios tem validade de 12 (doze) meses.

    Serão ofertados 1.570 Auxílios Permanência no valor de R$ 400,00 e 350 Auxílios Moradia no valor de R$ 400,00. Do total de auxílios, 40% são destinados a candidatos novos e 60% a candidatos em renovação e assistidos com Auxílio Emergencial.

    Inscrição- Neste ano de 2020, as inscrições para os estudantes que já recebem os auxílios e pretendem renovar, a inscrição será na data de 05 de fevereiro a 03 de março de 2020. Já para os estudantes que ainda não recebem e desejam solicitar os auxílios, a inscrição será no período de 5 de março a 31 de março de 2020.

    Como realizar inscrição- Para participar, o estudante deve acessar o Sistema Gerencial de Assistência Estudantil (SIGAEST) http://www.sigaest.ufpa.br/sigaest/inicial.php e inscrever-se no “Programa Permanência 2020”. Os candidatos podem solicitar somente a modalidade Permanência ou somente a modalidade Moradia, ou ambas as modalidades. Em seguida, deve realizar o preenchimento completo do Questionários Socioeconômico referente aos auxílios solicitados e anexar a documentação solicitada no edital.

    Calouros- Para os estudantes calouros de 2020 que desejarem solicitar os auxílios, e ainda não possuírem número de matrícula no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), poderão inscrever-se no SIGAEST com o número do CPF.

    Atenção: Para evitar sobrecarga no SIGAEST, a SAEST orienta que os alunos não deixem para realizar a inscrição nos últimos dias de encerramento do prazo. A SAEST não se responsabiliza por falha de conexão da internet que impossibilite o cumprimento das etapas do processo seletivo.

    Acesse o edital

    Serviço:

    Programa Permanência 2020 – Modalidades Permanência e/ou Moradia

    Inscrição Alunos em Renovação: de 08h do dia 05 de fevereiro de 2020 até as 17h do dia 03 de março de 2020. Alunos Novos: 08h do dia 05 de março até as 17h do dia 31 de março de 2020.

    Contato: (91) 3201-7346

  • 30/01/2020

    A Superintendência de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Pará (SAEST/UFPA) torna público, nesta quinta-feira, 30/01/2020, o Resultado Preliminar do processo seletivo regulamentado pelo Edital nº 01/2020/SAEST/UFPA, referente ao Projeto de Acesso às Línguas Estrangeiras (PROLINGUAS), período 2020.2, para preenchimento de vagas gratuitas em cursos livres de proficiência em línguas estrangeiras (espanhol, francês e inglês) e a concessão de auxílio financeiro para aquisição de material (livro) para discentes de graduação da UFPA em vulnerabilidade socioeconômica.

    RECURSOS – O (a) candidato (a) que desejar recorrer do Resultado Preliminar terá das 17:00 horas do dia 30 de janeiro até às 17:00 horas do dia 03 de fevereiro 2020 para encaminhar a sua solicitação, a ser realizada por meio do Sistema Gerencial de Assistência Estudantil (SIGAEST). A justificativa deve ter como base o parecer emitido pela equipe técnica responsável pelo processo seletivo.

    Procedimentos para realizar a solicitação de recurso:

    1. O (a) candidato deve acessar sua conta do SIGAEST;
    2. Clicar na aba "AUXÍLIOS EM QUE ESTOU INSCRITO"
    3. Clicar em "ACOMPANHAR" no quadro do “AUXÍLIO ACESSO ÀS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS – 2º. SEMESTRE DE 2020”
    4. Clicar no botão "ENVIAR RECURSO", inserindo em seguida a justificativa de sua solicitação, atentando para o motivo do indeferimento do seu processo descrito no RESULTADO PRELIMINAR.

    ATENÇÃO - Não será permitido anexar nenhum tipo de documento durante o envio do recurso. O (a) candidato deverá impetrar APENAS UM recurso. Todos os recursos serão analisados pela equipe técnica da SAEST, com base nos critérios estabelecido pelo Edital que rege o processo seletivo. Não haverá reapreciação de recursos.

    OBS importante: Os candidatos devem ficar atentos as etapas e períodos do processo seletivo até o resultado final.

    ETAPAS

    PERÍODOS

    Recursos

    17:00 horas do dia 30 de janeiro até as 17:00 horas do dia 03 de fevereiro 2020

    Resultado Final

    A partir de 7 de fevereiro de 202

    Habilitação

    De 7 a 11 de fevereiro de 2020

    Pagamento do auxílio financeiro

    Até o 15º dia mês de março de 2020

    Acesso Resultado Preliminar: AQUI

    Serviço

    Auxílio PROLÍNGUAS - Edital Nº 05/ 2019/SAEST/UFPA

    Mais informações: pessoalmente (SAEST, Bloco C do Campus Básico), saestcie@ufpa.br ou pelo telefone 3201-7268.

  • 06/12/2019

    A Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST), vinculada a Reitoria da Universidade Federal do Pará (UFPA) torna público o resultado final do processo seletivo para concessão de Auxílio Kit Acadêmico, regido pelo Edital Nº 07/2019/SAEST/UFPA.

    O Kit Acadêmico é um auxílio financeiro destinado exclusivamente ao discente em vulnerabilidade socioeconômica, regularmente matriculado em curso de graduação da UFPA. Tem como objetivo principal a aquisição de material didático/pedagógico/específicos e de instrução em apoio às atividades acadêmicas, de uso individual, necessário ao processo de ensino-aprendizagem em apoio à permanência no curso de graduação.

    Foram contemplados com o Auxílio Kit Acadêmico 200 alunos. A listagem dos discentes deferidos inclui o resultado dos pedidos de recursos solicitados após divulgação do resultado preliminar. O sistema registrou 47 solicitações de recurso. Destas, 11 foram avaliadas como pertinentes e os (as) discentes tiveram a solicitação deferida. Ressalta-se que as vagas estão divididas de acordo com o previsto no edital (os cursos estão agrupados em três categorias).

    IMPORTANTE - O (A) discente que apresentou o Plano de Aplicação/Orçamentário com valor superior ao estabelecido no edital, deverá arcar com o valor excedente, conforme previsto no Edital que regulamenta o processo de seleção.

    HABILITAÇÃO - A etapa da habilitação (cadastro de dados bancários no SIGAEST) será realizada no período de 09 a 12 de dezembro de 2019.

    Como proceder para habilitação?

    1- Acessar http://proex.ufpa.br/sigaest/inicial.php

    2- Entrar na conta com número de matrícula e CPF

    3- Na aba “ Auxílios em que estou inscrito” clicar em “Acompanhar” no quadro do “AUXÍLIO KIT ACADÊMICO 2019”.

    4- Clicar no botão “ Dados bancários” e preencher as informações.

    Será de inteira responsabilidade do(a) candidato(a) a inserção correta dos dados bancários no SIGAEST. Caso ocorra qualquer erro de digitação da informação ou bloqueio na conta apresentada, o(a) candidato(a) não receberá o auxílio financeiro.

    PRESTAÇÃO DE CONTAS - A prestação de contas será realizada online via SIGAEST, mediante o envio das notas ou cupons fiscais seguido de recibo de quitação em papel timbrado. As notas obrigatoriamente devem ser emitidas em nome do discente, contendo seu CPF. O discente deverá realizar a prestação de contas em até 60 dias corridos a partir da data de recebimento do auxílio financeiro.

    Para conferir o Resultado Final, clique aqui.

    Serviço:

    Auxílio Kit Acadêmico

    Habilitação: 09 a 12 de dezembro de 2019.

    Informações: (91) 3201-7346/7268

  • 02/12/2019

    A Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST), vinculada a Reitoria da Universidade Federal do Pará (UFPA) torna público o resultado final do processo seletivo referente a concessão de Auxílio Intervalar para o 1º e 3º períodos letivos de 2020.

    O Auxílio Intervalar é uma modalidade do Programa Permanência, que consiste na oferta de auxílio financeiro a discentes de cursos de graduação de período intensivo (intervalar), que não possuam condições de arcar com custeio parcial ou integral de despesas com alimentação, transporte, material didático e moradia, conforme o caso, tendo como objetivo promover o apoio a permanência no tempo regular do seu curso até sua integralização.

    A listagem dos contemplados com o(s) auxílio(s) inclui o resultado dos pedidos de recursos solicitados após divulgação do resultado preliminar. O sistema registrou 123 solicitações de recursos, das quais, 37 foram avaliadas como pertinentes.

    O edital disponibilizou 200 auxílios para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, sendo 40% reservados a novos candidatos e 60% a candidatos em renovação. A classificação dos discentes ocorreu por ordem de pontuação, de acordo com critérios socioeconômicos estabelecidos no edital.

    HABILITAÇÃO

    A habilitação será dividida em duas etapas: cadastro de dados bancários no Sistema Gerencial de Assistência Estudantil (SIGAEST) e apresentação de atestado de matrícula.

    ETAPA

    DATAS

    Cadastro de dados bancários no SIGAEST

    03 a 18 de dezembro de 2019.

    Apresentação do atestado/declaração de matrícula referente ao 1º período letivo de 2020

    19 de dezembro de 2019 a 09 de janeiro de 2020

    Apresentação do atestado/declaração de matrícula referente ao 3º período letivo de 2020

    24 de junho a 03 de julho de 2020

    Caso o(a) discente não possua comprovante de matrícula, poderá apresentar declaração de matrícula, elencando as disciplinas que está cursando, contendo assinatura e carimbo da direção ou secretaria da faculdade a qual é vinculado.

    Tanto o comprovante de matrícula quanto os dados bancários devem ser enviados exclusivamente por meio do SIGAEST.

    Os discentes em renovação, somente deverão apresentar dados bancários, caso tenham mudado de domicilio bancário.

    Como proceder para habilitação?

    1- Acessar http://www.sigaest.ufpa.br/sigaest/inicial.php

    2- Entrar na conta com número de matrícula e CPF

    3- Na aba “ Auxílios em que estou inscrito” clicar em “Acompanhar” no quadro do “AUXÍLIO PERMANÊNCIA INTERVALAR - 1º E 3º PERÍODOS DE 2020”.

    4- Clicar no botão "Dados bancários" e preencher as informações bancárias e anexar o comprovante de matrícula.

    Será de inteira responsabilidade do(a) candidato(a) a inserção correta dos dados bancários no SIGAEST. Caso ocorra qualquer erro de digitação da informação ou bloqueio na conta apresentada, o(a) candidato(a) não receberá o auxílio financeiro.

    CADASTRO DE RESERVA - Foi constituído um cadastro de reserva com os candidatos deferidos, porém não contemplados com o quantitativo de auxílios ofertados pelo edital. Os discentes em cadastro de reserva poderão ser atendidos posteriormente, caso haja desistências, inabilitação, cancelamento ou aumento na disponibilidade orçamentária. Os discentes em cadastro de reserva estão relacionados por ordem de classificação, considerando a pontuação e os critérios de desempates estabelecidos no edital. Candidatos do cadastro de reserva não devem realizar a habilitação.

    Acesse aqui o resultado final.

    Serviço:

    Programa Permanência – Modalidade Auxílio Intervalar - Edital nº 06/2019 SAEST/UFPA

    Informações pelo fone (91) 3201-7346

  • 02/12/2019

    A Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST), vinculada a Reitoria da Universidade Federal do Pará (UFPA) torna público nesta segunda-feira, 02 de dezembro de 2019, o resultado preliminar da seleção pública para concessão de Auxílio Kit Acadêmico, referente ao EDITAL Nº 07/2019/SAEST/UFPA.

    Recurso - O candidato que desejar recorrer do resultado preliminar terá até as 14:00 horas do dia 04 de dezembro de 2019 para enviar a sua solicitação, que deve ser realizada por meio do Sistema Gerencial de Assistência Estudantil – SIGAEST. A justificativa do candidato deve ter como base o parecer emitido pela equipe técnica responsável pelas análises.

    Procedimentos para realizar a solicitação de recurso:

    1. O discente deve acessar sua conta do SIGAEST;
    2. Clicar na aba "AUXÍLIOS EM QUE ESTOU INSCRITO"
    3. Clicar em "ACOMPANHAR" no quadro do “AUXÍLIO KIT ACADÊMICO 2019”
    4. Clicar no botão "ENVIAR RECURSO", inserindo em seguida a justificativa de sua solicitação, atentando para o motivo do indeferimento do seu processo descrito no RESULTADO PRELIMINAR.

    Atenção - Não será permitido anexar nenhum tipo de documento durante o envio do recurso. O (a) discente poderá impetrar APENAS UM recurso. Todos os recursos serão analisados pela SAEST, com base nos critérios estabelecido pelo Edital que rege o processo seletivo. Não haverá reapreciação de recursos.

    IMPORTANTE- Os discentes já deferidos no processo seletivo devem aguardar a divulgação do resultado final que está previsto para ser publicado a partir dia 06 de dezembro de 2019, no site da SAEST. É importante ressaltar, que o resultado preliminar não garante que o candidato receberá o auxílio, isso será definido após a análise dos recursos e conforme a pontuação classificatória prevista no edital de seleção.

    Cronograma – Todos os candidatos devem ficar atentos para os prazos etapas do processo seletivo até o resultado final.

    ETAPAS

    PERÍODOS

    Resultado Preliminar

    02/12/2019

    Recurso

    Até 14 horas de 04/12/2019

    Divulgação do Resultado Final

    A partir de 06/12/2019

    Habilitação

    De 09 a 12 de dezembro de 2019

    Pagamento do Auxílio

    Até o dia 31 de dezembro de 2019

    Prestação de Contas

    Até o dia 28 de fevereiro de 2020

    Acesse Resultado preliminar AQUI

    Serviço

    Auxílio Kit Acadêmico 2019 - Edital Nº 07/2019/SAEST/UFPA

    Mais informações: pessoalmente (SAEST - Bloco C, Setor Básico) ou pelos telefones 3201-7346/7268

  • 25/11/2019

    Diariamente são servidas cerca de 7000 refeições entre almoço e jantar nos Restaurantes Universitários do campus Guamá da Universidade Federal do Pará. Para revelar o perfil do aluno de graduação que frequenta os restaurantes e faz uso dos serviços prestados, a UFPA, por meio da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST) está realizando uma pesquisa até 16 de dezembro de 2019.

    A pesquisa vai identificar se o usuário é estudante com deficiência; qual a renda familiar; quantas vezes por semana alimenta-se nos restaurantes; se já participa de programas de Assistência Estudantil. Os alunos também vão responder se residem em moradia estudantil, a qual gênero identificam-se e o principal motivo de realizarem as refeições nos Restaurantes Universitários.

    Os dados da pesquisa servirão de base para ampliação da política de Alimentação Estudantil na Universidade e contribuirá para a melhoria dos serviços prestados. O conhecimento do perfil do aluno também permitirá melhor adequação dos espaços físicos às necessidades do público e a proposições de mais ações de inclusão dos estudantes em situação de vulnerabilidade social.

    Como participar- Todos os estudantes matriculados em curso de graduação da Universidade Federal do Pará podem participar da pesquisa acessando o endereço https://bit.ly/34lwYRk até 16 de dezembro de 2019. O aluno acessa o site, escreve o CPF e responde ao questionário. Outra forma de responder, será na entrada dos restaurantes, por meio de questionário eletrônico.

     

    Serviço: https://bit.ly/34lwYRk

    Pesquisa Perfil dos alunos que se alimentam nos Restaurantes Universitários

    Período: Até 16 de dezembro de 2019

    Acesso

     

    Comunicação SAEST/UFPA

     

  • 19/11/2019

    A Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST) da Universidade Federal do Pará (UFPA), torna público nesta terça-feira, 19/11/2019, o Resultado Preliminar do processo de seleção Edital Nº 06/2019 referente ao Auxílio Permanência Intervalar.

    O edital disponibiliza 200 auxílios para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, regularmente matriculados em cursos de graduação da modalidade intensiva/intervalar presencial. O processo seletivo atual, seleciona discentes que irão cursar os 1º e 3º períodos letivos de 2020.

    RECURSO – Os discentes que desejarem recorrer do resultado preliminar terão até às 17:00 horas do dia 21 de novembro de 2019 para encaminharem a solicitação, a qual deve ser realizada exclusivamente via Sistema Gerencial de Assistência Estudantil – SIGAEST. A justificativa deve ter como base o parecer emitido pela equipe técnica responsável pelas análises.

    Procedimentos para realizar a solicitação de recurso:

    1. O discente deve acessarsua conta do SIGAEST;
    2. Clicar na aba "AUXÍLIOS EM QUE ESTOU INSCRITO";
    3. Clicar em "ACOMPANHAR" no quadro do “AUXÍLIO PERMANÊNCIA INTERVALAR - 1º E 3º PERÍODOS DE 2020”;
    4. Clicar no botão "ENVIAR RECURSO", inserindo em seguida a justificativa de sua solicitação, atentando para o motivo do indeferimento do seu processo descrito no resultado preliminar.

    ATENÇÃO - Não será permitido anexar nenhum tipo de documento durante o envio do recurso. O (a) discente poderá impetrar APENAS um recurso. Todos os recursos serão analisados pela SAEST, com base nos critérios estabelecido pelo Edital que rege o processo seletivo. Não haverá reapreciação de recursos.

    Os discentes já deferidos no processo seletivo devem aguardar a divulgação do resultado final que está previsto para ser publicado a partir dia 02 de dezembro de 2019, no site da SAEST.

    É importante ressaltar, que o resultado preliminar não garante que o candidato receberá o (s) auxílio (s), isso será definido após a análise dos recursos e conforme a pontuação classificatória prevista no edital de seleção.

    Clique aqui para acessar o resultado preliminar.

    Serviço:

    Programa Permanência – modalidade Auxílio Intervalar

    Recurso: até às 17:00h horas de 21 de novembro 2019, via SIGAEST.

    Resultado final: a partir de 02 de dezembro de 2019.

    Informações: (91) 3201-7346

  • 18/10/2019
    Está disponível o edital do Kit Acadêmico 2019. O preenchimento do Questionário Socioeconômico estará aberto a partir do dia 18/10/2019 às 17:00, com prazo até 08/11/2019 às 17:00. A entrega de documentos será a partir do dia 18/10/2019 às 17:00 com prazo atá 08/11/2019 às 17:00. Leia o Edital, AQUI, para maiores informaçães.
  • 13/08/2019

    A Superintendência de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Pará (SAEST/UFPA) torna público, nesta terça-feira, 13/08/2019, o Resultado Final do processo de seleção Edital Nº 05/2019 referente ao acesso gratuito às vagas de cursos de línguas estrangeiras (espanhol, francês e inglês) - Projeto PROLÍNGUAS para o segundo semestre de 2019.

    Clique AQUI para ver o resultado.

    A próxima etapa a ser realizada pelos (as) alunos (as) que tiveram a solicitação deferida é a habilitação, confira abaixo.

    Habilitação - De 14 a 16 de agosto de 2019

    Para candidatos NOVOS:

    O (A) discente novo (a) deverá adotar os seguintes passos:

    1- Acessar o site da FADESP (http://cursos.fadesp.org.br/novocadastro.asp) para gerar o número do registro.

    2- Comparecer à SAEST, no período de 14 a 16 de agosto de 2019, no horário de 9h às 12h e de 13:30h às 17:00h, de posse do número de registro emitido no site da FADESP;

    3 - Receber um memorando (em duas vias) da SAEST direcionado à coordenação do CLLE/ILC, para efetivação da matrícula no 1º Nível do curso de língua estrangeira ao qual foi deferido;

    4 - Comparecer à coordenação do CLLE/ILC, para efetivação da matrícula no curso de língua estrangeira ao qual foi deferido, escolhendo a turma e o horário desejado;

    5 - Retornar a SAEST para entregar a 2ª via do memorando, assinada pelo responsável do recebimento na Coordenação dos CLLE, após a efetivação da matrícula;

    6 - Acessar sua conta do SIGAEST e inserir os dados bancários no período de 14 a 16 de agosto de 2019;

    OBS: O (A) discente novo selecionado ao PROLINGUAS/2º Sem.2019, que não possui conta corrente e reside em Belém ou Região Metropolitana, poderá solicitar ao Setor de Pagamentos de Auxílio/Bolsas da SAEST, uma declaração de abertura de conta corrente.

    Para candidatos em RENOVAÇÃO:

    O (A) discente em renovação será habilitado (a) ao PROLÍNGUAS/2º sem. 2019, após:

    1 - Ter acessado o site da FADESP (http://cursos.fadesp.org.br/index.asp) e efetuado matrícula no curso e turma escolhidos, devendo posteriormente, ter impresso a primeira via do boleto de pagamento;

    2 – Ter comparecido à secretaria do CLLE/ILC e entregue o boleto impresso para efetivação de pré-matrícula até a data de vencimento do boleto;

    3 - Comparecer à SAEST, no período 14 a 16 de agosto de 2019, no horário de 9h às 12h e de 13:30h às 17:00h, munido da primeira via do boleto de pagamento emitido pelo site da FADESP;

    3 - Receber as duas vias do memorando da SAEST direcionado à coordenação do CLLE/ILC, para efetivação da matrícula no curso de língua estrangeira ao qual foi deferido;

    4 - Retornar SAEST para entregar a 2ª via do memorando, assinada pelo responsável do recebimento na Coordenação dos CLLE, após a efetivação da matrícula;

    5 - Inserir os dados bancários no SIGAEST, no período de 14 a 16 de agosto de 2019, caso o (a) discente deseje mudar de banco ou o número da conta corrente.

    PRESTAÇÃO DE CONTAS – O (A) discente contemplado (a) com vaga gratuita no Projeto Prolínguas receberá auxílio financeiro para aquisição material didático (livro).

    Após o recebimento do auxílio, o (a) discente deverá prestar contas à SAEST, via SIGAEST, enviando no prazo de até 30 (trinta) dias, a NOTA FISCAL de compra, em formato JPG, contendo o nome do (a) discente beneficiado (a), CPF e o valor compatível ao recebido, para obtenção do direito à renovação da vaga no semestre seguinte.

    Serviço

    Programa de Apoio Pedagógico: Projeto de Acesso a Cursos de Línguas Estrangeiras

    Programa Permanência – modalidade Acesso às Línguas Estrangeiras

    Contato: (91) 3201-7268

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