199845

Últimas Atualizações

  • 20/02/2019

    A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST), torna público nesta quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019, o Edital SAEST/UFPA nº 02/2019, referente ao processo seletivo do Programa Permanência (modalidades Permanência e Moradia) destinado a estudantes de cursos de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

    Para este ano de 2019, estão sendo ofertados 1.570 Auxílios Permanência no valor de R$ 400,00 e 350 Auxílios Moradia no valor de R$ 400,00. Do total de auxílios, 40% são destinados a candidatos novos e 60% a candidatos em renovação e assistidos com Auxílio Emergencial.

    Quem participa - Os auxílios são destinados a discentes da instituição cursando, prioritariamente, a primeira graduação na modalidade extensiva (regular) e que não possuam condições financeiras de arcar com custeio integral ou parcial de despesas com moradia, alimentação, transporte e material didático. A vigência dos auxílios tem validade de 12 (doze) meses. 

    Inscrições – As inscrições ocorrerão no período de 8:00 h do dia 20 de fevereiro até às 17:00 h do dia 27 de março de 2019. As inscrições acontecem em duas etapas concomitantes: “Inscrição no Sistema” e “Envio da Documentação"

     

    Como se inscrever-  Para participar, o (a) estudante deverá acessar o Sistema Gerencial de Assistência Estudantil (SIGAEST)  http://proex.ufpa.br/sigaest/inicial.php e inscrever-se no “Programa Permanência 2019”. O (A) candidato (a) tem a opção de solicitar somente a modalidade Permanência, somente a modalidade Moradia ou ambas as modalidades. Em seguida, deve realizar o preenchimento completo dos Questionários Socioeconômico e Pedagógico referentes ao (s) auxílio (s) solicitado (s).

    Para os (as) discentes calouros (as) que ainda não possuem matrícula no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), haverá a opção de inscrever-se utilizando um número de matrícula provisório exclusivo para uso no SIGAEST e o CPF.

     

    Como enviar os documentos- Os (As) discentes matriculados (as) nos campi de Belém, Ananindeua e Tucuruí devem enviar de forma online os documentos exigidos pelo edital, exclusivamente, por meio do SIGAEST, em arquivo de imagem (no formato JPG e tamanho máximo de 500 Kbytes). Os (As) discentes dos demais campi (Abaetetuba, Altamira, Bragança, Breves, Capanema, Castanhal, Salinópolis e Soure), podem enviar a documentação online por meio do SIGAEST ou presencialmente no Núcleo de Assistência Estudantil (NAEST), quando houver, ou Coordenação de Extensão do campus de origem. Em caso de o (a) candidato (a) encaminhar a documentação por meio das duas opções (on-line e presencial), para efeito de análise, serão considerados somente os documentos inseridos em formato online no SIGAEST.

     

    Para evitar sobrecarga no SIAGEST, a SAEST orienta que os discentes não deixem para realizar a inscrição nos últimos dias, informando que não se responsabilizará por falha de conexão da internet que impossibilite o cumprimento das etapas do processo seletivo.

     

    Acesse o edital AQUI.

     

    Serviço:

    Programa Permanência 2019 – Modalidades Permanência e/ou Moradia

    Inscrição: 20 fevereiro a 27 de março de 2019

    Contato: (91) 3201-7346Acesse: http://saest.ufpa.br/portal/

  • 11/02/2019

    A Superintendência de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Pará (SAEST/UFPA) torna público, nesta segunda-feira, 11/02/2019, o Resultado Final do processo de seleção Edital Nº 01/2019 referente ao acesso gratuito às vagas de cursos de línguas estrangeiras (espanhol, francês e inglês) - Projeto PROLÍNGUAS para o primeiro semestre de 2019.

    A próxima etapa a ser realizada pelos (as) alunos (as) que tiveram a solicitação deferida é a habilitação, confira abaixo.  

     

    Habilitação - De 12 a 15 de fevereiro de 2019

     

    Para candidatos NOVOS:

     

    O (A) discente novo (a) deverá adotar os seguintes passos:

     

    1- Acessar o site da FADESP ( http://cursos.fadesp.org.br/novocadastro.asp ) para gerar o número do registro.

    2- Comparecer à SAEST, no período de 12 a 15 de fevereiro de 2019, no horário de 9h às 12h e de 13:30h às 16:00h, de posse do número de registro emitido no site da FADESP;

    3 - Receber um memorando (em duas vias) da SAEST direcionado à coordenação do CLLE/ILC, para efetivação da matrícula no 1º Nível do curso de língua estrangeira ao qual foi deferido;

    4 - Comparecer à coordenação do CLLE/ILC, para efetivação da matrícula no curso de língua estrangeira ao qual foi deferido, escolhendo a turma e o horário desejado;

    5 - Retornar a SAEST para entregar a 2ª via do memorando, assinada pelo responsável do recebimento na Coordenação dos CLLE, após a efetivação da matrícula;

    6 - Acessar sua conta do SIGAEST e inserir os dados bancários no período de 12 a 15 de fevereiro de 2019;

    OBS: O (A) discente novo selecionado ao PROLINGUAS/2º Sem.2019, que não possui conta corrente e reside em Belém ou Região Metropolitana, poderá solicitar ao Setor de Pagamentos de Auxílio/Bolsas da SAEST, uma declaração de abertura de conta corrente.

     

    Para candidatos em RENOVAÇÃO:

     

    O (A) discente em renovação será habilitado (a) ao PROLÍNGUAS/1º sem. 2019, após:

     

    1 - Ter acessado o site da FADESP (http://cursos.fadesp.org.br/index.asp) e efetuado matrícula no curso e turma escolhidos, devendo posteriormente, ter impresso a primeira via do boleto de pagamento;

    2 – Ter comparecido à secretaria do CLLE/ILC e entregue o boleto impresso para efetivação de pré-matrícula até a data de vencimento do boleto;

    3 - Comparecer à SAEST, no período 12 a 15 de fevereiro de 2019, no horário de 9h às 12h e de 13:30h às 16:30h, munido da primeira via do boleto de pagamento emitido pelo site da FADESP;

    3 - Receber as duas vias do memorando da SAEST direcionado à coordenação do CLLE/ILC, para efetivação da matrícula no curso de língua estrangeira ao qual foi deferido;

    4 - Retornar SAEST para entregar a 2ª via do memorando, assinada pelo responsável do recebimento na Coordenação dos CLLE, após a efetivação da matrícula;

    5 - Inserir os dados bancários no SIGAEST, no período de 12 a 15 de fevereiro de 2019, caso o (a) discente deseje mudar de banco ou o número da conta corrente.

     

     

    PRESTAÇÃO DE CONTAS – O (A) discente contemplado (a) com vaga gratuita no Projeto Prolínguas receberá auxílio financeiro para aquisição material didático (livro).

    Após o recebimento do auxílio, o (a) discente deverá prestar contas à SAEST, via SIGAEST, enviando no prazo de até 30 (trinta) dias, a NOTA FISCAL de compra, em formato JPG, contendo o nome do (a) discente beneficiado (a), CPF e o valor compatível ao recebido, para obtenção do direito à renovação da vaga no semestre seguinte.

     

    Clique aqui para acessar o resultado final

     

    Serviço

    Programa de Apoio Pedagógico: Projeto de Acesso a Cursos de Línguas Estrangeiras

    Programa Permanência – modalidade Acesso às Línguas Estrangeiras

    Contato: (91) 3201-7346

  • 05/02/2019

    A Superintendência de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Pará (SAEST/UFPA) comunica publicação de ERRATA (clique aqui) do Edital n°. 01/2019/SAEST/UFPA, que dispõe sobre novos prazos para recebimento de recursos, análise de recursos, habilitação e resultado final.

    Ressaltamos que conforme notícia publicada em 29/01/2019, o Resultado Preliminar do Projeto Prolínguas teria prazo de recebimentos de recursos no SIGAEST seria até 17:00h de 31/01/2019. No entanto, em virtude de problemas técnicos no SIGAEST, não foi possível a realização da etapa de recebimento de recursos no prazo inicialmente previsto.

    Por isso, tendo em vista o não cumprimento de uma das etapas previstas no referido Edital, a SAEST torna público, conforme calendário abaixo, os novos períodos das etapas conseguintes do Edital n°. 01/2019/SAEST/UFPA:

    ETAPAS

    PERÍODOS

    Recurso

    17:00hs de 05/02/2019 às 17:00h de 07/02/2019

    Análise de recursos

    A partir de 05/02/2019

    Divulgação do Resultado Final

    A partir de 11 de fevereiro de 2019

    Habilitação (CLLE e SAEST)

    De 12 a 15 de fevereiro de 2019

    Pagamento do Auxílio

    Até o 15º dia útil do mês de março de 2019

    Prestação de Contas

    Até 30 dias corridos após o pagamento do auxílio

     

    RECURSOS – O(a) candidato(a) que desejar recorrer do resultado preliminar terá até as 17:00 horas do dia 07 de fevereiro de 2019 para encaminhar a sua solicitação, que deve ser realizada por meio do Sistema Gerencial de Assistência Estudantil – SIGAEST. A justificativa do(a) candidato(a) deve ter como base o parecer emitido pela equipe técnica responsável pelas análises.

    Procedimentos para realizar a solicitação de recurso:

    1. O(a) discente deve acessar sua conta do SIGAEST;

    2. Clicar na aba "AUXÍLIOS EM QUE ESTOU INSCRITO"

    3. Clicar em "ACOMPANHAR" no quadro do “AUXÍLIO ACESSO ÀS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS – 1º. SEMESTRE DE 2019”

    4. Clicar no botão "ENVIAR RECURSO", inserindo em seguida a justificativa de sua solicitação, atentando para o motivo do indeferimento do seu processo descrito no RESULTADO PRELIMINAR.

    ATENÇÃO - Não será permitido anexar nenhum tipo de documento durante o envio do recurso. O (a) discente poderá impetrar APENAS UM recurso. Todos os recursos serão analisados pela SAEST, com base nos critérios estabelecido pelo Edital que rege o processo seletivo.  Não haverá reapreciação de recursos.

    O Resultado preliminar está disponível AQUI

    Serviço

    Auxílio PROLÍNGUAS - Edital Nº 01/2019/SAEST/UFPA

    Mais informações: pessoalmente (SAEST, 2º andar do Prédio da Reitoria) ou pelo telefone 3201-7346

  • 29/01/2019

    A Superintendência de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Pará (SAEST/UFPA) torna público, nesta terça-feira, 29/01/2019, o Resultado Preliminar do processo de seleção Edital Nº 01/2019 referente ao acesso gratuito às vagas de cursos de línguas estrangeiras (espanhol, francês e inglês) - Projeto PROLÍNGUAS para o primeiro semestre de 2019.

     

    RECURSOS – O(a) candidato(a) que desejar recorrer do resultado preliminar terá até as 17:00 horas do dia 31 de janeiro de 2019 para encaminhar a sua solicitação, que deve ser realizada por meio do Sistema Gerencial de Assistência Estudantil – SIGAEST. A justificativa do(a) candidato(a) deve ter como base o parecer emitido pela equipe técnica responsável pelas análises.

    Procedimentos para realizar a solicitação de recurso:

    1. O(a) discente deve acessar sua conta do SIGAEST;

    2. Clicar na aba "AUXÍLIOS EM QUE ESTOU INSCRITO"

    3. Clicar em "ACOMPANHAR" no quadro do “AUXÍLIO ACESSO ÀS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS – 1º. SEMESTRE DE 2019”

    4. Clicar no botão "ENVIAR RECURSO", inserindo em seguida a justificativa de sua solicitação, atentando para o motivo do indeferimento do seu processo descrito no RESULTADO PRELIMINAR.

    ATENÇÃO - Não será permitido anexar nenhum tipo de documento durante o envio do recurso. O (a) discente poderá impetrar APENAS UM recurso. Todos os recursos serão analisados pela SAEST, com base nos critérios estabelecido pelo Edital que rege o processo seletivo.  Não haverá reapreciação de recursos.

    Cronograma – Todos os candidatos devem ficar atentos para os prazos etapas do processo seletivo até o resultado final.

    ETAPAS

    PERÍODOS

    Recurso

    12:00hs de 29/01/2019 às 17:00h de 31/01/2019

    Análise de recursos

    A partir de 29/01/2019

    Divulgação do Resultado Final

    A partir de 05 de fevereiro de 2019

    Habilitação (CLLE e SAEST)

    De 05 a 11 de fevereiro de 2019

    Pagamento do Auxílio

    Até o 15º dia útil do mês de março de 2019

    Prestação de Contas

    Até 30 dias corridos após o pagamento do auxílio

     

    Clique aqui para ver a lista.

     

    Serviço

    Auxílio PROLÍNGUAS - Edital Nº 01/2019/SAEST/UFPA

    Mais informações: pessoalmente (SAEST, 2º andar do Prédio da Reitoria) ou pelo telefone 3201-7346

  • 03/01/2019


    A Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST), vinculada a Reitoria da Universidade Federal do Pará (UFPA), torna público, nesta quinta-feira, 03 de janeiro de 2019, o Edital de abertura de inscrição para participação no Projeto PROLÍNGUAS: acesso às línguas estrangeiras para discentes da UFPA.

    O PROLÍNGUAS possibilita ao discente em vulnerabilidade socioeconômica, o desenvolvimento de habilidades de leitura, compreensão e escrita em língua estrangeira moderna, propiciando agregação de valor à formação acadêmica e profissional, além de contribuir para inserção no processo de internacionalização da UFPA. O Projeto é uma parceria entre a SAEST e os Cursos Livres de Línguas Estrangeiras (CLLE) do Instituto de Letras e Artes (ILC).

     

    Vagas - São ofertadas 450 vagas gratuitas, sendo 350 para Língua Inglesa, 50 para Língua Francesa e 50 para Língua Espanhola. As vagas são destinadas a novos candidatos em 1º nível da língua estrangeira e a candidatos em renovação. Os discentes já vinculados ao PROLINGUAS, ou seja, já estejam frequentando cursos livres, e que pretendem renovar suas vagas, devem fazer uma nova inscrição no SIGAEST, seguindo as normas estabelecidas no presente edital.

     

    Público Alvo – discentes de graduação da UFPA em situação de vulnerabilidade socioeconômica, regularmente matriculados e frequentes em curso de graduação, além de outros critérios estabelecidos pelo edital.

     

    Auxílio financeiro/material didático - Será garantido aos candidatos deferidos no PROLÍNGUAS/2019.2, recebimento de auxílio financeiro, em parcela única semestral, para custeio do material didático (livro).

    Como se inscrever?

    CANDIDATOS NOVOS - Para se inscrever o(a) estudante deve acessar o Sistema Gerencial de Assistência Estudantil (SIGAEST) http://www.sigaest.ufpa.br/sigaest/inicial.php , no período de 17h do dia 03 (quinta-feira) até as 17h do dia 18 (sexta-feira) de janeiro de 2019, solicitar o “Auxílio Acesso às Línguas Estrangeiras – 1º. semestre de 2019”, preencher completamente os Questionários socioeconômico e pedagógico disponíveis no SIGAEST e enviar a documentação, on line, exigida no Edital. Em seguida deve aguardar o resultado preliminar e o resultado final. Ressaltamos que as vagas para candidatos novos são exclusivamente para o 1º nível da língua escolhida.

     

    CANDIDATOS DE RENOVAÇÃO - Estudantes que já fazem parte do projeto PROLÍNGUAS devem proceder em duas etapas concomitantes:

    Primeira etapa: Para se inscrever o (a) estudante deve acessar o Sistema Gerencial de Assistência Estudantil (SIGAEST) http://www.sigaest.ufpa.br/sigaest/inicial.php, no período de 17h do dia 03 (quinta-feira) até as 17h do dia 18 (sexta-feira) de janeiro de 2019, solicitar o “Auxílio Acesso às Línguas Estrangeiras – 1º. semestre de 2019”, preencher completamente os Questionários socioeconômico e pedagógico disponíveis no SIGAEST e enviar a documentação, on line, exigida no Edital.

    Segunda etapa: Realizar a inscrição no site da FADESP (http://cursos.fadesp.org.br/index.asp), de acordo com o cronograma abaixo, escolhendo a turma e o horário desejado, gerando obrigatoriamente um boleto. Após este procedimento, o aluno deve se dirigir à secretaria dos Cursos Livres do Instituto de Letras e Artes para a entrega do boleto e realização de pré-matrícula.

    Nível

    Data

    2º nível

    17 a 19/01/2019

    3º nível

    21 a 22/01/2019

    4º e 5º nível

    23 a 24/01/2019

    6º e 7º nível

    25/01 a 26/01/2019

     

    Após essas duas etapas o discente deve aguardar o resultado preliminar e o resultado final do Edital Nº 01/2019/SAEST/UFPA e caso deferido, efetivar sua matrícula no curso escolhido.

    Não serão assistidos pelo PROLÍNGUAS, os estudantes vinculados a cursos de graduação a distância, semipresencial, Programa de Formação de Professores (PARFOR), PRONERA e outros de mesma natureza.

    Acesse edital aqui.

    Serviço: PROJETO PROLÍNGUAS

    Período: 03 a 18 de janeiro de 2019

    Informações: 3201-7346/7268

  • 06/12/2018
    Lançada a lista FINAL, do Auxílio Permanência Intervalar - 1º e 3º Períodos de 2019.
    >> Clique aqui para ver a lista.
  • 13/11/2018
    Lançada a lista PRELIMINAR, do Auxílio Permanência Intervalar - 1º e 3º Períodos de 2019.
    >> Clique aqui para ver a lista.

    >> Leia Mais...
  • 24/09/2018
    Lançada a lista FINAL, do Auxílio Kit Acadêmico 2018.
    >> Clique aqui para ver a lista.
  • 17/09/2018
    Lançada a lista PRELIMINAR, do Auxílio Kit Acadêmico 2018.
    >> Clique aqui para ver a lista.

    >> Leia Mais...
  • 10/08/2018
    Lançada a lista FINAL, do Auxílio Acesso às Línguas Estrangeiras – 2º. semestre de 2018.
    >> Clique aqui para ver a lista.
Entre no SiGAEst
Matrícula SIGAA:
CPF:
Ainda não possui cadastro? Clique aqui!